quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Setembro

Bem vindo








Seja Bem Vindo ao nosso Jardim de Infância!!!


O Jardim Infância de Vila Cova da Lixa, funciona das 7horas e 45 minutos às 18 h e 30 minutos, com duas componentes :



  • A Lectiva – 9h às 12h e 13h 30m às 15h 30m
  • E a Componente Social – 7h 45m às 9h , das 12h às 13h e das 15h 30m ás 18h 30m.

Possui três Salas de Actividades:


: Sala Vermelha – 20 crianças (3 e 4 Anos)


: Sala Azul – 20 crianças (4,5 e 6 e 7 Anos - com N.E.E.)


: Sala Amarela – 24 crianças (3,4 e 5 Anos)



No presente ano lectivo 2006/2007, o subtema a ser desenvolvido pelo Pré – Escolar é :

“A Família na Escola “ .


As Orientações Curriculares (1977), referem que:
“ A Família e a instituição de educação pré-escolar são dois contextos socais que contribuem para a educação da mesma criança por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas”. (D.E.B., p. 43)

Para a criança a Família é a sua referência, a sua segurança, a sua base afectiva, sendo importante no seu desenvolvimento o modo de organização e toda a rede de relações sociais mantidas por esta.

Assim, a nossa intencionalidade educativa é a de tentar acolher as diferentes famílias nas suas diferenças e partilhar também os seus saberes. Citando Eduardo Sá “…na vida o importante não é saber tudo mas o essencial. E o essencial não é ter pessoas que nos ensinem mas que nos dêem espaço para aprender”. É este espaço de encontro e parcerias que pretendemos juntos repensar, alargando-o. Relembrando Metezer “ Uma família serve para gerar amor, promover a esperança, conter a tristeza e pensar”.

O contributo dos seus saberes e competências no trabalho educativo a desenvolver com as crianças serão um meio de alargar e enriquecer as aprendizagens. Iremos solicitar a participação activa das famílias na escola, com estratégias que serão definidas pelo grupo de docentes deste Jardim de Infância e com sugestões das Famílias.